Muitas vezes referida como tomografia computadorizada, a varredura de cálcio coronariano apresenta uma nova maneira de diagnosticar a probabilidade de um futuro ataque cardíaco. Uma placa endurecida, ou placa calcificada, nas artérias diminui o fluxo sanguíneo e pode causar dor no peito. Um alto escore de cálcio é um sinal de maior risco de doença cardíaca isquêmica futura. Também pode ser útil para determinar se o paciente deve receber prescrição de medicamentos preventivos ou exercícios.
A pontuação de cálcio da artéria coronária é uma ferramenta útil para diagnosticar a probabilidade de um futuro ataque cardíaco, mas também pode ser prejudicial. Na verdade, o exame pode ser desnecessário, especialmente se você for uma pessoa saudável. Você deve conversar com seu médico antes de realizar um escore de cálcio.
A varredura é realizada por um radiologista treinado para usar a máquina de TC. O procedimento é indolor e não envolve corante, material de contraste ou qualquer outra medida invasiva. O teste deve levar cerca de 10 a 15 minutos. Você pode optar por realizar o teste em um monitor de computador ou imprimi-lo em filme.
A varredura tira raios-x do tórax do paciente e usa um tipo especial de raio-x para determinar se uma placa calcificada se formou ou não nas artérias coronárias. Uma placa calcificada é feita de cálcio e gorduras, que não são boas para o coração. Se você tem pressão alta, colesterol alto ou outros fatores de risco, pode ser necessário um segundo teste para determinar se houve uma alteração em sua pontuação de cálcio.
Normalmente, o teste não é recomendado para mulheres grávidas ou pessoas que estão tentando engravidar. No entanto, se o seu médico recomendar o teste para você, você deve informar ao técnico de raios-x que está grávida.
Se você tem mais de 40 anos, você deve ser considerado para uma varredura de cálcio. Se você tem menos de 40 anos, também deve considerar fazer uma varredura de cálcio. No entanto, você não deve se submeter a um teste se tiver histórico familiar de doença cardíaca. O teste não é recomendado para mulheres que estão tentando engravidar, grávidas ou que tiveram um ataque cardíaco.
Uma tomografia computadorizada não é recomendada para mulheres grávidas. Os médicos não recomendam este teste para mulheres grávidas, a menos que considerem que seja clinicamente necessário. Também não é recomendado para pessoas com hipercolesterolemia familiar. Também pode causar irritação na pele. Para mais informações, visite a página Procedimentos de Radiologia Intervencionista e Medicina Nuclear.
Quando seu médico solicitar uma tomografia computadorizada, você precisará ficar imóvel por cerca de 3 a 5 segundos e prender a respiração. O técnico estará em uma sala ao lado da máquina. A máquina produz raios-x em anéis direcionados ao redor do paciente. Os raios-x então irradiam através do corpo para um detector. O técnico visualizará as imagens e verificará se o cálcio foi encontrado ou não.
Se você tem pressão alta, colesterol alto e outros fatores de risco, pode ser necessário repetir sua pontuação de cálcio após cinco anos. Se você tiver uma pontuação alta de cálcio, seu médico recomendará que você receba terapia médica intensiva. No entanto, intervenções invasivas podem causar danos desnecessários. Você também pode precisar de exames de acompanhamento para avaliar os efeitos do seu tratamento e determinar se está funcionando. Se você teve um ataque cardíaco, também pode precisar de uma segunda pontuação de cálcio. Você também deve discutir outros testes de diagnóstico para doenças cardíacas com seu médico.